Pós-Graduação

Secretaria de Pós-Graduação
 
›› Responsável
Professor Associado Carlos De Marqui Junior
 
›› Funcionários Administrativos
Elisabeth Maria Alves Alexandre
Iara Alice de Oliveira
 

O Programa de Pós-Graduação da Área de Engenharia Mecânica (PPG-AEM) da Escola de Engenharia de São Carlos teve seu início em 1970, com o Mestrado, e em 1976, com o Doutorado. Desde então o programa tem sido bem avaliado pela CAPES, sendo atualmente um dos 13 programas de pós-graduação em engenharia mecânica no país com conceito maior ou igual 5. O programa está composto em 6 áreas de concentração: Aeronaves, Dinâmica de Máquinas e Sistemas, Manufatura, Materiais, Projeto Mecânico, Térmica e Fluidos.


O Programa visa formar recursos humanos qualificados, incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de estudos técnicos e científicos relacionados às Ciências Mecânicas.

Mestrado: O programa de mestrado atribui o título de Mestre em Engenharia Mecânica e é constituído por um conjunto de disciplinas e da redação e defesa de uma dissertação de mestrado com objetivos bem definidos, de conteúdo não necessariamente original e contendo obrigatoriamente uma intensa pesquisa bibliográfica. Podem se candidatar ao curso de Mestrado os graduados preferencialmente em engenharia e áreas afins.

Doutorado: O programa de doutorado atribui o título de Doutor em Engenharia Mecânica e objetiva formar docentes e pesquisadores com capacidade de atuação independente e de orientar alunos, seguindo carreira acadêmica ou atuando em setores que exijam o desenvolvimento de tecnologia inovadora. Podem se candidatar ao curso de Doutorado os mestres preferencialmente em engenharia e áreas afins. Candidatos não portadores do título de Mestre poderão se inscrever condicionalmente no processo seletivo para o programa de doutorado.

 

Maiores informações podem ser encontradas na página http://www.eesc.usp.br/ppg-em