Inovação

NETeF

 

Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de idéias e invenções assim como a exploração econômica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado.
 
De acordo com Christopher Freeman, Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.
 
Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. A inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um fator fundamental no crescimento econômico de uma sociedade.
 
O SEM participa desse processo estratégico através de projetos coordenados por seus docentes.

 

 

Projetos com Empresas

 

Desenvolvimento de Separadores Gravitacionais para Uso nos Poços do Pré-sal. Cooperação com a PETROBRAS.

 

Coordenador: Prof. Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez

 

LEMI

Os processos de produção de petróleo exigem desenvolvimentos tecnológicos constantes, mais agora, haja vista a descoberta do Pré-sal, uma nova reserva de petróleo, potencialmente de alta qualidade.