eng mecanica

Engenharia Mecânica

A habilitação em Engenharia Mecânica oferecida pela Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, caracteriza-se por três opções diferentes de currículos, todas elas buscando preparar os futuros profissionais para uma atuação plena no campo da engenharia mecânica. Duas destas opções são denominadas ênfases. As opções de currículos são as seguintes: Mecânica, Mecânica - ênfase em Projetos e Mecânica e Mecânica - ênfase em Materiais Metálicos.
Na opção Mecânica, também conhecida por Mecânica Plena, o aluno cursa um conjunto de disciplinas que o habilita para o exercício pleno da engenharia mecânica, sem que seja dado qualquer tipo de ênfase em uma área específica. Esta opção possui um currículo equilibrado baseado em disciplinas de caráter geral da profissão. Ver mais.

 

eng mecatronica

Engenharia Mecatrônica


O Engenheiro Mecatrônico é o profissional que agrega às habilidades de Engenharia Mecânica os conceitos e técnicas de Informática, Eletrônica e Eletrotécnica. O Engenheiro Mecatrônico, ao conceber novas máquinas e sistemas inteligentes, pensa e age de forma holística, dada a crescente necessidade de se integrar elementos e conceitos de áreas distintas nos mais diversos tipos de sistemas, desde uma máquina fotográfica até os complexos sistemas de produção automatizados.
A mecatrônica é uma tendência no desenvolvimento de produtos e na automação de máquinas e sistemas, e mesmo na natureza da engenharia e da sociedade nos próximos anos. Os engenheiros de sucesso terão que se envolver com a mecatrônica para se capacitar às posições de coordenação, gerência e liderança de equipes de desenvolvimento. Ver mais.

 


 

cursos holder

Além desses cursos, o SEM é responsável pelo oferecimento de disciplinas aos seguintes cursos:


button-marker Engenharia Aeronáutica
button-marker Engenharia de Materiais e Manufatura
button-marker Engenharia de Produção
button-marker Engenharia Elétrica