Curso de Engenharia Mecânica

Duração

10 semestres

Descrição do Curso

A habilitação em Engenharia Mecânica oferecida pela Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, caracteriza-se por três opções diferentes de currículos, todas elas buscando preparar os futuros profissionais para uma atuação plena no campo da engenharia mecânica. Duas destas opções são denominadas ênfases. As opções de currículos são as seguintes: Mecânica, Mecânica - ênfase em Projetos e Mecânica e Mecânica - ênfase em Materiais Metálicos.

Na opção Mecânica, também conhecida por Mecânica Plena, o aluno cursa um conjunto de disciplinas que o habilita para o exercício pleno da engenharia mecânica, sem que seja dado qualquer tipo de ênfase em uma área específica. Esta opção possui um currículo equilibrado baseado em disciplinas de caráter geral da profissão. Nas outras opções de currículos, além das disciplinas obrigatórias, comuns à todas as opções durante os quatro primeiros semestres letivos e também da maioria das disciplinas específicas presentes no currículo da Mecânica Plena, o aluno cursa disciplinas específicas que caracterizam a ênfase de sua escolha.

A ênfase Projetos aprofunda assuntos relacionados com metodologias de projeto mecânico e está apoiada em disciplinas, nas quais o aluno desenvolve projetos por meios tradicionais e auxiliados por computador. Durante o curso, o aluno desenvolve vários projetos de máquinas e equipamentos.

A ênfase Materiais Metálicos está apoiada em disciplinas oferecidas pelo departamento de Engenharia de Materiais, Aeronáutica e Automobilística, onde são desenvolvidas as atividades correlatas a essa especialização em vários laboratórios.

Uma das características mais notáveis do profissional de Engenharia Mecânica, diplomado na EESC é sua formação fortemente voltada ao projeto e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

• Nas disciplinas de formação básica a habilitação conta com o apoio dos Institutos de Física, de Química e de Matemática e Computação e dos Departamentos de Engenharia de Estruturas e do Centro de Informática de São Carlos. Todas estas instituições oferecem laboratórios plenamente qualificados nas suas áreas de atuação.
  • Na área térmica, os laboratórios estão aparelhados para ensaios e desenvolvimento de motores a combustão interna, de sistemas frigoríficos e ar condicionado e sistemas térmicos em geral.
  • Na área de aeronaves, o laboratório está aparelhado para desenvolvimento de pequenas aeronaves e análises aerodinâmicas em túneis de vento.
  • Na área de dinâmica e mecatrônica, os laboratórios estão aparelhados para ensaios e desenvolvimento de máquinas no aspecto de vibração e dinâmica, bem como em instrumentação.
  • Na área de projeto, há uma oficina mecânica totalmente aparelhada para aulas práticas, execução de peças e construção de dispositivos e máquinas. Dispõe, ainda, de laboratórios de metrologia, de usinagem de precisão, de CAD-CAM para atividades de simulação.
  • Na área de materiais, os laboratórios estão aparelhados para desenvolvimento de tecnologia de solda, estudos de mecânica da fratura e seleção de materiais.

Participação Discente

Durante o curso são desenvolvidos com a participação de alunos, muitos com bolsas de Iniciação Científica, diversos projetos como, por exemplo, veículos para competição Mini-Baja, Projeto Fórmula, Aerodesign, Motores a Combustíveis Alternativos e uma Fábrica Integrada Modelo.