Curso de Engenharia Mecatrônica

Nível

Bacharelado

Período

Integral

Vagas

50 por vestibular

Duração

10 semestres

Descrição do Curso

O Engenheiro Mecatrônico é o profissional que agrega às habilidades de Engenharia Mecânica os conceitos e técnicas de Informática, Eletrônica e Eletrotécnica. O Engenheiro Mecatrônico, ao conceber novas máquinas e sistemas inteligentes, pensa e age de forma holística, dada a crescente necessidade de se integrar elementos e conceitos de áreas distintas nos mais diversos tipos de sistemas, desde uma máquina fotográfica até os complexos sistemas de produção automatizados.

A mecatrônica é uma tendência no desenvolvimento de produtos e na automação de máquinas e sistemas, e mesmo na natureza da engenharia e da sociedade nos próximos anos. Os engenheiros de sucesso terão que se envolver com a mecatrônica para se capacitar às posições de coordenação, gerência e liderança de equipes de desenvolvimento.

O curso de Engenharia Mecatrônica representa um amadurecimento da Ênfase em Mecatrônica, oferecida desde meados da década de 1980 em São Carlos, e que no ano de 1990 formou a primeira turma na área de Mecatrônica no Brasil. Em vista das crescentes demandas de produtividade e competitividade nos mais diversos setores, a proposta do curso de Engenharia Mecatrônica considera a necessidade do aprimoramento dos conceitos de inteligência de máquina, comunicação e cooperação entre homem e máquina. Uma das principais características deste curso é a forte ênfase dada às atividades práticas e de laboratório, para bem consolidar os conceitos vistos nas aulas teóricas.

Os Engenheiros Mecatrônicos terão um perfil desenvolvedor voltado à concepção de novos produtos e processos, estando habilitados ao uso de metodologias de trabalho que possibilitam a estruturação e a solução de problemas. Terão ainda, a habilidade para organizar, planejar e liderar, contando com alta capacidade adaptativa e de atualização autônoma, para fazer frente às cada vez mais freqüentes transformações do mercado de trabalho. Outra área de atuação desse profissional é a pesquisa científica e aplicada, desenvolvida em universidades, institutos de pesquisa e em empresas, tanto no país como no exterior.

Para se atender exigências profissionais de uma sociedade que evolui muito rapidamente, este curso deve permitir ao aluno o desenvolvimento de uma consciência crítica, de um pensamento autônomo e interdisciplinar, e capacitar o futuro profissional ao trabalho em equipe e voltado à comunicação. Busca ainda, incentivar a responsabilidade consciente, a postura pró-ativa, confiante e criativa e o conhecimento das inter-relações entre a técnica e os meios social e natural.

  • Nas disciplinas de formação básica a habilitação conta com o apoio dos Institutos de Física, de Química e de Matemática e Computação e dos Departamentos de Engenharia de Estruturas e do Centro de Informática de São Carlos. Todas estas instituições oferecem laboratórios plenamente qualificados nas suas áreas de atuação.
  • Na área térmica, os laboratórios estão aparelhados para ensaios e desenvolvimento de motores a combustão interna, de sistemas frigoríficos e ar condicionado e sistemas térmicos em geral.
  • Na área de aeronaves, o laboratório está aparelhado para desenvolvimento de pequenas aeronaves e análises aerodinâmicas em túneis de vento.
  • Na área de dinâmica e mecatrônica, os laboratórios estão aparelhados para ensaios e desenvolvimento de máquinas no aspecto de vibração e dinâmica, bem como em instrumentação.
  • Na área de projeto, há uma oficina mecânica totalmente aparelhada para aulas práticas, execução de peças e construção de dispositivos e máquinas. Dispõe, ainda, de laboratórios de metrologia, de usinagem de precisão, de CAD-CAM para atividades de simulação.
  • Na área de materiais, os laboratórios estão aparelhados para desenvolvimento de tecnologia de solda, estudos de mecânica da fratura e seleção de materiais.

Participação Discente

Durante o curso são desenvolvidos com a participação de alunos, muitos com bolsas de Iniciação Científica, diversos projetos como, por exemplo, veículos para competição Mini-Baja, Projeto Fórmula, Aerodesign, Motores a Combustíveis Alternativos e uma Fábrica Integrada Modelo.

© 2024 Escola de Engenharia de São Carlos - Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade de São Paulo