Temas que nos definem
Dinâmica e Mecatrônica
O conceito de Adaptrônica permeia a grande área de Engenharia Mecânica de forma transversal, propondo uma mudança de paradigma na forma de conceber e projetar sistemas eletro-mecânicos inteligentes, adaptativos e com baixo impacto ambiental.
A Adaptrônica abrange um grande número de aplicações industriais. Em qualquer situação onde haja movimento ou deformações estruturais de qualquer tipo – seja em veículos terrestres, navais, aéreos e espaciais, máquinas-ferramenta, etc. – vibrações indesejáveis irão ocorrer. Vibrações indesejáveis, muitas vezes, levam ao ruído indesejado, impondo severas restrições ao conforto e ao ciclo de vida das máquinas e equipamentos. Este é o nicho onde Adaptrônica pode desempenhar um papel importante, englobando conceitos de otimização, materiais inteligentes e projeto mecatrônico, incluindo todas as funções de controle tradicionais, que são aplicados para gerar comportamento adaptativo, ou seja, estruturas e sistemas que se adaptam automaticamente a diferentes condições de operação.
Além disso, em contraste com os sistemas ativos convencionais, sistemas adaptrônicos são diferenciados por suas características multifuncionais, que são normalmente integradas às estruturas de uma forma otimizada. Como resultado, sistemas leves adaptativos são projetados com o objetivo final de reduzir os recursos materiais e energia necessários para sua implementação e operação.
Isto envolve necessariamente o projeto de sensores e atuadores distribuídos que sejam facilmente integráveis aos sistemas e estruturas existentes. Assim, sensores e atuadores piezelétricos tem sido estudados na sua concepção, em termos de projeto, dimensionamento, otimização e desenvolvimento de novos conceitos, e na sua integração, sob a forma de redes de sensores e atuadores, a estruturas, máquinas e componentes com aplicações ao controle e monitoramento estrutural, aproveitamento de energia vibratória, redução de vibrações e ruído, manipuladores robóticos, entre outros.
Desta forma, a Adaptrônica revitaliza conceitos como estruturas leves, controle ativo, controle adaptativo, sensores e atuadores, etc. exigindo uma abordagem multidisciplinar para a concepção de novos produtos.