Temas que nos definem
Projeto Mecânico
A Engenharia Computacional (EC) é uma área da ciência que se ocupa do desenvolvimento de métodos computacionais para soluções de problemas complexos da engenharia. Para atingir este objetivo, lança-se mão do uso de hardwares de computação avançada, de modernas técnicas computacionais, incluindo gráficas e do desenvolvimento de modelos matemáticos para a solução de tais problemas que são inacessíveis sem este conhecimento integrado.
Para este campo de atuação são imprescindíveis os conhecimentos básicos da engenharia, para que haja a tradução precisa do problema para modelos da física matemática gerando demanda para formulação e implementação da metodologia numérica, seleção da arquitetura do computador e finalmente a correta análise e interpretação dos resultados.
Hoje esta área do conhecimento vive avanços significativos em função do aumento na capacidade de processamento dos computadores, implicando em novas metodologias computacionais e permitindo que sejam utilizadas modelagem, simulação e otimização de sistemas complexos que eram anteriormente fora do alcance da análise teórca e da experimentação.
Uma característica bastante importante da EC é a sua capacidade de fazer interagir diferentes áreas da ciência aplicada como a Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Fluidos, Térmica, Análise de Vibrações, Robótica, Controle e Automação etc., apenas para citar aquelas áreas ligadas a este Departamento da Escola de Engenharia de São Carlos. Mas sua aplicação pode ir além, abragendo áreas do conhecimento como outras modalidades da Engenharia, Medicina, Biologia, Geologia entre outras.
A criação de novos cursos de graduação com foco em EC tem aumentado em universidades ao redor do mundo a fim de atender às crescentes demandas científicas e mercadológicas que necessitam cada vez mais de um profissional que possua conhecimento voltado para aplicações computacionais diversificadas e interdisciplinares em todas as áreas da engenharia.