Atividades Extracurriculares

O SEM colabora ativamente, através de seus docentes e alunos vinculados a cursos servidos pelo departamento, com as seguintes atividades extracurriculares:

 

-Baja (http://www.baja.eesc.usp.br/)

-Aerodesign SAE Brasil (http://www.eesc.usp.br/aerodesign/saebrasil/geral.html)

-Fórmula SAE - Equipe Solid Edge - EESC (http://www.eesc.usp.br/formula/sn/)

-Warthog Robotics - EESC/ICMC (http://www.sel.eesc.usp.br/warthog/index.html)

-SEMEAR – EESC (http://www.sematron.com.br/semear/)

Principais atividades

AERODESIGN SAE BRASIL

sae brasil

A equipe EESC-USP de Aerodesign foi fundada em 1998 por alunos do curso de engenharia mecânica com ênfase em aeronaves da Escola de Engenharia de São Carlos. No entanto os alunos vinham trabalhando no projeto desde de agosto de 1997. Inicialmente, o objetivo era divulgar a competição no Brasil, buscando atrair, desta forma, o interesse de outras escolas, tentando viabilizar uma competição similar à norte-americana em nível nacional. Para tanto em outubro de 1998 os trabalhos da equipe foram divulgados na Fealtec (Feira de Alta Tecnologia), evento que reúne anualmente em São Carlos-SP empresas da área de tecnologia e onde a primeira aeronave da equipe ficou em exposição e fez demonstrações de vôo.

 

Como decorrência do trabalho em equipe, voltado para o desenvolvimento e materialização dos projetos, os alunos da Escola de Engenharia de São Carlos têm a oportunidade de aprendizado prático através da aplicação da teoria dada em sala de aula, bem como a familiarização com as técnicas de construções aeronáuticas, exercitando também disciplinas que usualmente não fazem parte dos currículos acadêmicos e que se revelam preciosas para o bom desempenho de profissionais da engenharia: liderança, planejamento, capacidade de vender idéias e projetos.

Ver Mais

 

FORMULA SAE

formula sae

A Equipe EESC-USP Formula possui todo o apoio da Escola de Engenharia de São Carlos para desenvolver um veículo de alto desempenho, capaz de disputar competições nacionais e internacionais. Contamos com a colaboração de professores coorientadores dos mais variados departamentos da engenharia e o apoio dos técnicos dos laboratórios e das oficinas da Universidade.

Ver mais.

 

EESC USP BAJA SAE

Baja Miniphotos

A Equipe EESC USP Baja SAE é formada por alunos dos diversos cursos da Escola de Engenharia de São Carlos, instituto da Universidade de São Paulo. É organizada como uma empresa, com separação entre cargos administrativos e de projeto, garantindo o melhor desempenho em todas as áreas.é formada por aproximadamente 25 membros em tempo integral. Trabalho em equipe, gestão , administração, concepção de projeto, fabricação mecânica e espírito de liderança são apenas algumas das habilidades que os membros desenvolvem ao tomar parte deste projeto.

Ver mais.

 

Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica - SEMEAR

semear2

O Grupo SEMEAR - sigla para Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica - é um grupo extracurricular de graduação sem fins lucrativos da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) que tem como objetivo complementar a formação acadêmica e profissional de seus membros, além de gerar e compartilhar conhecimento com seus programas de ensino e extensão por meio do desenvolvimento de projetos tecnológicos e participação em competições de robótica. 

 
O grupo foi fundado no final de 2010 por alunos de engenharia mecatrônica do campus de São Carlos da USP e reconhecido oficialmente pela EESC em 2011, onde, desde então, tem atuado ativamente na atmosfera de extensão do campus, sendo majoritariamente formado e inteiramente gerenciado por alunos de graduação de engenharia da EESC, com ênfase nos cursos de engenharia mecatrônica, elétrica, de computação, mecânica, materiais e de produção. Os membros são responsáveis pela idealização, validação, execução, gerenciamento, finalização e divulgação de projetos em engenharia e robótica, trabalhando com diversas áreas de conhecimento e escopos do setor.

 

Ver mais.