DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA (SEM)

A engenharia mecânica é, dentre as engenharias, aquela que abrange o maior número de ciências naturais. Cinemática, dinâmica, termodinâmica e fluidos, energia, acústica, materiais, fabricação e projeto são algumas das áreas de conhecimento que são objeto de estudo do curso. O engenheiro mecânico está capacitado a trabalhar em vários setores, desde projeto e desenvolvimento de novos produtos, na fabricação propriamente dita, na manutenção e até mesmo na assistência técnica.

Temas que nos definem

Térmica e Fluidos

As ciências térmicas e de fluidos tratam das duas grandezas físicas necessárias à correta descrição do inter-relacionamento entre dois entes ou sistemas físicos, a energia e a quantidade de movimento. Os entes ou sistemas em interação trocam energia e quantidade de movimento, mas o fazem de forma que ambas as grandezas sempre obedeçam à respectiva lei de conservação. Entre outras aplicações, as ciências térmicas e a mecânica dos fluidos se relacionam à indústria de geração de energia, que se destaca como pedra fundamental, uma vez que a indústria de energia move bilhões anualmente.

Manufatura Avançada

A engenharia de manufatura lida com as diferentes práticas de fabricação, pesquisa e desenvolvimento de processos produtivos, máquinas, ferramentas e equipamentos. Atua também com a transformação de matérias primas em produtos usinados e fabricados. Ela abrange os diversos aspectos técnicos envolvidos na fabricação de diferentes produtos, desde sua concepção até a sua distribuição, passando pela análise crítica das técnicas e equipamentos empregados.

Biomecânica

A bioengenharia consiste na aplicação de conceitos de engenharia com a finalidade de adaptação de equipamentos e dispositivos elétricos, eletrônicos e mecânicos para organismos vivos. Este ramo da engenharia visa à criação de sistemas e equipamentos de estudo, manutenção e suporte à vida. A bioengenharia tange o desenvolvimento de novas aplicações das ciências exatas na solução de problemas relacionados com o reparo e a reabilitação de tecidos biológicos. Ela esta voltada à compreensão dos fenômenos básicos relacionados com o aparelho músculo-esquelético e à proposição de soluções para a reabilitação de tecidos biológicos que tenham sua função original perdida.

Dinâmica e Mecatrônica

A dinâmica e mecatrônica propõe formas de conceber e projetar sistemas eletro-mecânicos inteligentes, adaptativos e com baixo impacto ambiental. Encontram aplicação em situações onde haja movimento, deformações estruturais ou vibrações de qualquer tipo – seja em veículos terrestres, navais, aéreos e espaciais, máquinas-ferramenta, etc. Englobam conceitos de otimização, materiais inteligentes e projeto mecatrônico, incluindo todas as funções de controle tradicionais, que são aplicados para gerar comportamento adaptativo.

Projeto Mecânico

A área de engenharia de projeto utiliza sistemas de engenharia auxiliada por computador (CAE) e Projeto Auxiliado por Computador (CAD); fundamentos de manufatura e conceitos de “Design for”, como por exemplo: manufatura aditiva, tolerância geométrica e confiabilidade, para projetar os mais diversos subsistemas e sistemas mecânicos integrando conhecimentos em diversas especialidades da engenharia incluindo, análise de tensões, comportamento mecânico dos materiais, materiais de engenharia, fabricação, fadiga, transferência de calor, dinâmica e instrumentação. Atualmente, a interação com áreas multidisciplinares, como por exemplo, áreas de bioengenharia e tecnologia assistiva é fundamental para atender novas frentes de pesquisa e de mercado.

ESTRUTURA CURRICULAR

Projeto Pedagógico

Documento que reúne detalhadamente informações sobre a concepção do curso e do processo de ensino-aprendizagem.

Grade Curricular

Relação das disciplinas obrigatórias e optativas que deverão ser cursadas pelo aluno, durante o curso de graduação.

Orientações TCC

Página de auxílio com os documentos necessários e orientações sobre a matrícula e finalização do TCC.

Certificados Especiais

Concedido ao cumprir um elenco de disciplinas adicionais para aprofundamento em determinada sub-área da engenharia.
© 2021 Escola de Engenharia de São Carlos - Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade de São Paulo